Na tarde desta sexta-feira (15), data em que Santa Maria celebrou o primeiro aniversário de Nossa Senhora Medianeira como Rainha do Povo Gaúcho, o secretário de Desenvolvimento Social do RS, Beto Fantinel, participou do encontro “Café com Prefeitos e Dom Leomar sobre o Turismo Religioso Regional”.
O evento, realizado no Salão Mater Dei, no Parque da Medianeira, reuniu lideranças dos 26 municípios que integram a Arquidiocese de Santa Maria, o vice-governador Gabriel Souza, o secretário de Sistema Penal e Socioeducativo, Jorge Pozzobom, o prefeito Rodrigo Décimo, além de representantes da comunidade e do arcebispo metropolitano, Dom Leomar Brustolin. O objetivo foi debater ações conjuntas para fortalecer o turismo religioso como vetor de desenvolvimento econômico, cultural e social.
Fantinel destacou que a união de esforços entre municípios, governo estadual e a Igreja é fundamental para transformar o potencial religioso da região em oportunidades concretas.
“O turismo religioso é, antes de tudo, uma manifestação de fé, mas também pode ser uma poderosa ferramenta de geração de renda, valorização das nossas tradições e fortalecimento da identidade regional”, afirmou o secretário.
A programação também marcou o ato simbólico de celebração de um ano da coroação de Nossa Senhora Medianeira pelo Papa Francisco, momento histórico que reforçou o papel de Santa Maria como centro da devoção mariana no Rio Grande do Sul.
Inauguração do Pavilhão Municipal das Bandeiras
No mesmo dia, Fantinel participou ainda da inauguração do Pavilhão Municipal das Bandeiras no Parque da Medianeira. A cerimônia de hasteamento, carregada de significado cívico e religioso, reafirmou o sentimento de pertencimento e união da comunidade em torno da fé e da identidade gaúcha.

