Beto Fantinel inaugura Centros de Referência para a Juventude em Gravataí e Novo Hamburgo

Público presente na inauguração do Centro da Juventude posa para a foto

Os municípios de Gravataí e Novo Hamburgo inauguraram, na terça e quarta-feira (27 e 28/2), os Centros de Referência para a Juventude – Reconstrução (CRJ’s), espaços dedicados à formação, autonomia e fortalecimento de vínculos de jovens em situação de vulnerabilidade social.

As cerimônias de abertura contaram com a presença do secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, que destacou o papel estratégico da iniciativa na construção de oportunidades e no fortalecimento do futuro da juventude gaúcha.

“Essa iniciativa reforça o compromisso do Estado com os jovens e com o futuro do Rio Grande do Sul. É um espaço que integra a política pública de geração de oportunidades, com foco no acesso à cultura, no fortalecimento do ensino, da aprendizagem e da qualificação profissional, estimulando o protagonismo da juventude na transformação da sociedade”, afirmou Beto Fantinel.


Política pública liderada pela Sedes fortalece oportunidades para jovens

Os CRJ’s são promovidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), por meio do Departamento de Políticas para a Juventude (DPJ), sob a coordenação de Beto Fantinel.

Nas duas cidades, a execução do programa será realizada pelo Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee-RS), com expectativa de atender ao menos mil jovens por unidade ao longo de 12 meses.


Qualificação profissional, cultura e apoio psicossocial

Entre as atividades oferecidas nos Centros de Referência para a Juventude estão:

  • Reforço escolar
  • Práticas esportivas
  • Oficinas de música, dança e fotografia
  • 20 turmas de qualificação profissional
  • Atendimento psicossocial
  • Mediação de conflitos
  • Exposições culturais e apresentações artísticas

Além disso, os participantes recebem uniforme, alimentação e incentivo financeiro mensal de R$ 150, garantindo melhores condições de permanência e sucesso nos cursos.


Estrutura pensada para acolher e desenvolver jovens

O CEO do Ciee-RS, Lucas Baldisserotto, ressaltou o impacto social e estrutural dos espaços:

“São locais adequados para a preparação dos jovens, não só para o mercado de trabalho, mas também para o desenvolvimento psicossocial e o acolhimento. Isso gera impacto positivo nas famílias e nas comunidades.”


Expansão estadual e investimento histórico sob liderança de Beto Fantinel

Atualmente, dez CRJ’s já estão em funcionamento nos municípios de Alvorada, Canoas, Caxias do Sul, Passo Fundo, Pelotas, Porto Alegre, Rio Grande, Santa Maria, São Leopoldo e Viamão.

O programa deve atender ao menos 12 mil jovens entre 15 e 29 anos inscritos no Cadastro Único (CadÚnico) ao longo de 12 meses.

O investimento total é de R$ 14 milhões, provenientes do Fundo do Plano Rio Grande (Funrigs), iniciativa do governo do Estado liderada pelo governador Eduardo Leite para impulsionar a reconstrução e o desenvolvimento social e econômico do Rio Grande do Sul.

Foto de capa: Brayan Martins / Sedes

Gostou do conteúdo? Compartilhe.​

Posts recentes:​

Retrospectiva 2025

Esta retrospectiva reúne uma pequena amostra dos principais destaques de 2025. Foi um ano de muito trabalho, com muitas ações

Leia mais »