O deputado estadual licenciado e secretário estadual de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, reuniu nesta terça-feira (09/09), em Porto Alegre, prefeitos das regiões Centro-Serra e Quarta Colônia, lideranças políticas e o vice-governador Gabriel Souza para tratar do futuro da rodovia VRS-347, que liga Agudo a Ibarama. A reunião marcou um passo decisivo para a concretização do projeto executivo da obra, estimado em R$ 2 milhões e que estará previsto na Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2026.
O encontro contou com a presença do secretário estadual de Logística e Transportes, Juvir Costella, e do diretor-geral do Daer, Luciano Faustino, que tiveram papel fundamental para que a rodovia fosse estadualizada e, assim, passasse a integrar o planejamento estratégico do Estado. “O desenvolvimento regional se faz com espírito de integração. Hoje damos um passo importante para uma obra que vai transformar a realidade de toda a região”, destacou Fantinel.
Projeto e próximos passos
A VRS-347 terá 40 quilômetros de extensão, ligando os municípios de Agudo e Ibarama. O governo do Estado já trabalha no termo de referência para lançar, ainda em 2025, a licitação que definirá a empresa responsável pela elaboração do projeto executivo. A previsão é que o estudo fique pronto em 2026, abrindo caminho para a concorrência para a execução da obra, estimada em mais de R$ 100 milhões.
“Estamos falando de uma via que deve diminuir em até 60 quilômetros o deslocamento entre as regiões Centro-Serra e Quarta Colônia, além de garantir o escoamento da produção agrícola, especialmente do tabaco, e potencializar o turismo”, acrescentou Fantinel.
O vice-governador Gabriel Souza ressaltou o compromisso do governo em garantir avanços concretos em infraestrutura. “Nunca tivemos um governo tão comprometido com a pauta da infraestrutura e com obras que realmente fazem diferença para os gaúchos. Este recurso garantido na LOA é mais uma demonstração desse empenho”, afirmou.





