Beto Fantinel destaca avanços e resultados da política social do RS na Conferência Estadual de Assistência Social

O secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, abriu oficialmente, nesta terça-feira (7/10), a 16ª Conferência Estadual de Assistência Social, em Porto Alegre, ressaltando o papel estratégico do encontro na consolidação das políticas públicas no Rio Grande do Sul.

A conferência é um espaço de construção e participação coletiva. É aqui que ouvimos a ponta e transformamos demandas em ações concretas. Nas edições anteriores, recebemos o pedido de ampliar o apoio técnico nos territórios — e entregamos. Criamos a Escola de Desenvolvimento Social, conectada com os anseios dos gestores locais e já responsável pela formação de mais de 9,5 mil pessoas em todo o Estado”, destacou o secretário.

Fantinel também apresentou resultados expressivos de programas conduzidos pela Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes), com destaque para o Volta por Cima, criado para dar resposta rápida a situações emergenciais.

Durante os eventos climáticos do ano passado, conseguimos apoiar mais de 100 mil famílias. Metade delas recebeu o benefício automaticamente, graças ao cruzamento inteligente de dados do Cadastro Único com imagens de satélite. Foi um exemplo de como a tecnologia pode humanizar e agilizar a política pública”, afirmou.

O secretário reforçou que o Rio Grande do Sul tem sido referência nacional em inovação e gestão de políticas sociais: “Estamos mostrando que é possível ter um Estado ágil, próximo das pessoas e comprometido com resultados reais. É isso que move nosso trabalho diário: fazer com que a política social chegue a quem mais precisa, no momento em que mais precisa.”

Após a abertura, a presidente do Conselho Estadual de Assistência Social, Isolete Magali Georg Bacca, deu início às atividades oficiais da conferência.

Sobre a Conferência

A 16ª Conferência Estadual de Assistência Social segue até quinta-feira (9/10), no salão de atos da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Porto Alegre, com o tema “20 anos do SUAS: construção, proteção social e resistência”.

Promovido pelo Conselho Estadual de Assistência Social (CEAS/RS), o evento reúne gestores, trabalhadores e representantes da sociedade civil para debater os rumos do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A programação inclui palestras, mesas redondas, grupos de trabalho e a eleição dos delegados que representarão o Estado na 14ª Conferência Nacional de Assistência Social, em dezembro, em Brasília.

A conferência estadual é um marco de participação e controle social, reafirmando o compromisso do Rio Grande do Sul com o fortalecimento da cidadania e o aprimoramento das políticas públicas.

Fotos: Fredy Vieira

CLIQUE AQUI e veja mais fotos do evento!

Gostou do conteúdo? Compartilhe.​

Posts recentes:​