Quando penso em infraestrutura e mobilidade, penso em muito mais do que apenas valores, mapas e números de obras. Penso nas pessoas que vivem nas cidades e que precisam das estradas para chegar ao posto de saúde, para escoar a produção, para visitar a família, para estudar, para trabalhar. Penso no quanto um acesso municipal pavimentado representa dignidade, segurança e desenvolvimento.
Os acessos municipais são um dos grandes desafios do nosso Estado. Na Região Central, ainda temos localidades que, passadas décadas, não contam com ligação asfáltica com as rodovias. Isso compromete o desenvolvimento econômico e social, dificulta a locomoção, a conexão das comunidades, o acesso a serviços básicos e o fortalecimento dos territórios.
Desde o meu primeiro mandato como deputado estadual, assumi o compromisso de lutar para mudar essa realidade. E nunca foi apenas uma promessa. Foi e é um compromisso de vida pública com os gaúchos. Hoje, à frente da Secretaria de Desenvolvimento Social, sigo mobilizando esforços para que as obras avancem e se tornem realidade.
Na região Central, conseguimos articular importantes obras, com os acessos de Jari – Toropi (VRS-805), de Pinhal Grande – Nova Palma (ERS-149), de São Martinho da Serra – Santa Maria (ERS-516), , de Tupanciretã (Santa Tecla) – RSC-392, do Vale Vêneto e de Dona Francisca – Agudo (ERS-348).
Entre todas, destaco a ligação São Martinho da Serra – Santa Maria, na ERS-516 — uma obra aguardada há mais de 50 anos e que agora está em fase final, com 17,3 km de extensão e investimento de R$ 35,3 milhões. Essa conquista é fruto de uma união de forças com o prefeito de São Martinho, Robson Trindade, e do apoio decisivo do governo do Estado. Trabalhamos juntos, superando entraves burocráticos, atrasos provocados pelas enchentes e os desafios técnicos de execução. E, agora, ela está prestes a ser entregue à comunidade.
Há poucos dias assinamos a ordem de início para a última obra de conexão de Quevedos, que ainda não tinha o acesso. Também inauguramos recentemente o acesso de Pinhal Grande, seguimos com avanços importantes em Jari e com boas perspectivas para o futuro
de outras conexões.
A importância dessas obras transcende o asfalto e a pavimentação. Elas representam acesso à saúde, oportunidades de trabalho, fortalecimento do turismo, segurança no transporte escolar, agilidade no escoamento da produção e dignidade para as famílias. São investimentos que impactam diretamente na qualidade de vida das pessoas.
Eu acredito na política de resultado, não na política de enfrentamento. Acredito no diálogo, no trabalho conjunto e na superação do radicalismo ideológico. Nosso foco é enfrentar problemas, não as pessoas. Faço política porque acredito que ela é um instrumento de transformação real da vida das pessoas.
Seguiremos firmes, com o olhar voltado para o desenvolvimento da nossa região e de todo o Estado, fazendo entregas de obras importantes que, por décadas, ficaram apenas no papel. Estamos virando essa página e o futuro já começa a ser construído no presente.