O secretário de Desenvolvimento Social do RS, Beto Fantinel, participou nesta segunda-feira (4/8), em Porto Alegre, do Aulão Especial do Programa Universitário do Amanhã — uma ação promovida pelo governo do Estado, por meio da Sedes, em parceria com o Centro de Integração Empresa-Escola (Ciee-RS). O evento reuniu cerca de 240 estudantes da capital e teve transmissão on-line para participantes de todo o Rio Grande do Sul.
Idealizado para ampliar o acesso ao Ensino Superior por meio da preparação gratuita para o Enem, o programa é uma das principais iniciativas da Sedes sob a gestão de Fantinel. Mais de 11 mil jovens já foram beneficiados desde o início do atual governo, com uma plataforma personalizada de estudos, kits com materiais escolares e apoio permanente aos estudantes. Somente neste novo ciclo, serão 8.162 vagas, sendo 3 mil delas ofertadas como contrapartida social pelo Ciee-RS.
Durante o aulão, Beto Fantinel destacou o poder de transformação das políticas públicas e a importância de olhar para a juventude com responsabilidade e esperança. “Vocês estão escrevendo as suas histórias a partir das oportunidades que acessam por meio de programas como o Universitário do Amanhã. Nosso papel, como Estado, é justamente esse: abrir caminhos, acreditar na potência de cada jovem e garantir que o futuro comece agora. Essa não é só uma mudança individual, mas coletiva. Vocês são protagonistas do futuro do nosso Rio Grande”, afirmou o secretário.

Para Fantinel, a formação dos jovens é um eixo estratégico para o desenvolvimento social e econômico do Estado. “Educação e trabalho mudam vidas. Ao garantirmos acesso a uma formação de qualidade, estamos combatendo desigualdades, fortalecendo famílias e construindo um Rio Grande mais justo”, completou.
O CEO do Ciee-RS, Lucas Baldisserotto, também reforçou o impacto da ação. “Essa é uma grande oportunidade para que os jovens ingressem na universidade e mudem de vida. O estudo abre portas e transforma trajetórias”, disse.
Além da aula especial com dois professores convidados, o evento contou com depoimentos inspiradores dos alunos Glória Costa Amaro e Arthur Artioli Pugens, que relataram suas experiências com a plataforma de estudos e falaram sobre a expectativa de ingressar no Ensino Superior.
Com investimento de R$ 2,2 milhões do governo do Estado, o Programa Universitário do Amanhã é coordenado pela Sedes e integra a política pública de inclusão educacional voltada prioritariamente para estudantes da rede pública estadual, inscritos no CadÚnico. Até o final do ano, os alunos terão acesso ilimitado à plataforma, com conteúdo personalizado e acompanhamento contínuo.