Cerca de 800 pessoas lotaram o Salão de Atos da PUCRS na última segunda-feira, 28, para a etapa gaúcha do FNAS pelo Brasil, iniciativa voltada ao fortalecimento da gestão financeira e orçamentária do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O evento foi promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Fundo Nacional de Assistência Social (FNAS).
Presente na abertura, o secretário Beto Fantinel destacou a importância do encontro como espaço de qualificação técnica e diálogo com os municípios. “Nossa presença aqui reafirma o compromisso com uma política pública robusta, eficiente e que transforma vidas. Fortalecer a gestão local, investir em conhecimento e capacitar nossas equipes é investir na autonomia e proteção do povo gaúcho”, afirmou.

Ao longo do dia, gestores municipais, técnicos e conselheiros participaram de oficinas, painéis e momentos de escuta ativa com o objetivo de qualificar o uso dos recursos públicos e enfrentar os desafios do financiamento da assistência social. A diretora do Departamento de Assistência Social da Sedes, Ana Paula Coimbra Rodrigues, detalhou o uso do Fundo Estadual e reforçou o apoio da equipe técnica às prefeituras na elaboração dos planos municipais.
Representando o FNAS, o diretor-executivo Arimatéia de Oliveira apresentou os critérios do novo Selo FNAS e anunciou mais de R$ 110 milhões em recursos extras para os municípios do RS entre 2024 e 2025.
A programação contou ainda com palestras sobre a execução de recursos federais, portarias recentes e gestão em contextos de emergência, além de apresentações culturais que valorizaram a identidade tradicionalista do estado.

Fotos: Fredy Vieira