O início do asfaltamento da estrada VRS-505, que liga a BR-392 ao distrito de Santa Flora, em Santa Maria, é uma conquista histórica para a comunidade local e um importante avanço na infraestrutura da região. A ordem de início para a obra foi viabilizada após a assinatura do convênio do Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (PIAA), nesta segunda-feira (9), na sede da Secretaria Estadual de Transportes e Logística, em Porto Alegre. O deputado estadual licenciado e atual secretário de Desenvolvimento Social, Beto Fantinel, foi um dos principais articuladores para que esse projeto fosse tirado do papel.
O primeiro quilômetro da via começará a ser pavimentado já nos próximos dias, com investimento de R$ 4,58 milhões provenientes da destinação de ICMS por oito empresas, entre elas a Marzari Alimentos, uma das maiores indústrias de Santa Maria. A obra será executada pela empresa FZ Construções, de Santa Maria, com previsão de conclusão em nove meses.
“O asfaltamento da estrada de Santa Flora é uma demanda antiga da comunidade. Trabalhamos para viabilizar o projeto dentro do PIAA e iniciar esse asfalto em uma área produtiva, com forte presença da agricultura, mas que ainda enfrenta sérias limitações de infraestrutura. Agora temos uma perspectiva concreta de novos investimentos, o que pode alavancar o crescimento econômico de Santa Flora e de toda a região”, afirmou Beto Fantinel.

A VRS-505 tem 17 quilômetros de extensão e é estratégica para o escoamento da produção rural. Estima-se que de 70% a 80% da soja e cerca de 30% do arroz de Santa Maria são produzidos no distrito de Santa Flora. Com o aumento do tráfego de caminhões de grande porte nos últimos anos, a pavimentação da estrada deixou de ser apenas um desejo e se tornou uma necessidade urgente.
O Programa de Incentivo ao Acesso Asfáltico (PIAA) permite que empresas destinem até 5% do valor do ICMS devido a obras de pavimentação, como forma de beneficiar as comunidades onde atuam. Para a região de Santa Flora, a destinação dos recursos foi possível graças ao engajamento da iniciativa privada, lideranças comunitárias e apoio técnico e político articulado por Beto Fantinel junto ao governo estadual.
Além do trecho inicial de 1 km, já está em andamento uma mobilização para captação de novos recursos pelo programa, tanto ainda em 2025 quanto para os próximos anos. A meta é ampliar progressivamente o asfaltamento até a sede do distrito, e também buscar que o próprio Estado, por meio do DAER, assuma futuramente parte do investimento com recursos próprios.
O início da obra é considerado um marco para a região e para o município de Santa Maria. Mais do que um novo asfalto, trata-se de um passo concreto rumo à valorização da produção rural, à melhoria da logística e ao fortalecimento da economia local.
